Hit enter to search or ESC to close

Peixe e marisco da Irlanda

Peixe e marisco da Irlanda – a escolha da qualidade

Com acesso às vastas e frias águas do Atlântico, a Irlanda oferece alguns dos melhores e mais frescos peixes e mariscos da Europa, provenientes de uma indústria empenhada em garantir qualidade contínua. O litoral da Irlanda consiste em baías amplas, linhas costeiras rochosas e portos de águas profundas oferecendo, assim, um ambiente aquático rico para o crescimento de uma grande diversidade de peixes e mariscos. As espécies, incluindo lagosta, camarão, búzio, lingueirão, cavala e caranguejo (sapateira, navalheira e santola), são todas capturadas através de métodos de pesca tradicionais e com garantias de segurança e qualidade alimentar a nível mundial graças ao trabalho de interligação da indústria e respetivos órgãos, do Governo da Irlanda e da União Europeia. Esta é um indústria orgulhosamente construída com base no conhecimento e nas parceiras – entre os pescadores e os mar, bem como entre os fornecedores e os seus clientes. Trata-se também de uma indústria em que o compromisso com o ambiente evolui continuamente e, dependendo das espécies, é conduzido por Projetos de Melhoria da Pesca (FIP); regulamentos relativos à conservação; e o programa de sustentabilidade líder “Origin Green”, gerido pelo Bord Bia, o Organismo Irlandês para a Alimentação.

Sobre Bord Bia

Bord Bia, o Organismo Irlandês para a Alimentação, é um órgão governamental que atua como elemento de ligação entre os fornecedores irlandeses de alimentos, bebidas e horticultura e clientes tanto novos como antigos em todo o mundo. Com sede em Dublin, o Bord Bia tem um alcance mundial através da sua rede de agências na região EMEA, na Ásia e nos EUA. Através da criação de relações de proximidade com compradores industriais e produtores irlandeses, o Bord Bia tem um papel fundamental no apoio e desenvolvimento de oportunidades de abastecimento nos diversos mercados de exportação de peixe e marisco. Com noção da importância do conhecimento aprofundado do mercado e das relações fortes para o crescimento, o Bord Bia contribui para pesquisa de mercado; inovação; participação em feiras comerciais; eventos com compradores e fornecedores; promoções de peixes e mariscos; bem como programas B2B e B2C que ligam compradores e consumidores ao peixe e marisco irlandeses de alta qualidade.

Origin Green

“Origin Green” é o programa irlandês vanguardista de sustentabilidade para a indústria dos alimentos, das bebidas e da horticultura. Através do “Origin Green”, os produtores irlandeses de peixe e marisco comprometem-se a garantir desempenhos melhorados em áreas como aprovisionamento de matérias-primas, emissões, energia, resíduos, água, biodiversidade e sustentabilidade social. Para descobrir como os produtores irlandeses de peixe e marisco se comprometem a aproveitar os recursos marítimos da Irlanda de forma responsável, visite www.origingreen.ie.

Conheça e sinta o sabor do peixe e marisco irlandeses

Sapateira

Brown Crab

A sapateira irlandesa, suculenta e deliciosa, é uma espécie não sujeita quota com elevada procura pelos consumidores em todo o mundo. Regulamentos rigorosos relativos à gestão de stock garantem que as sapateiras irlandesas atingem um tamanho mínimo de referência de conservação (até 2 kg) antes de serem desembarcadas, enquanto o uso de nassas tradicionais elimina essencialmente capturas acidentais. Os FIP têm um papel essencial na sustentabilidade contínua da sapateira e apoiam uma abordagem dedicada e alargada da conservação da espécie por pescadores irlandeses.

 

Santola

Spider Crab

Doce e suculenta, com um sabor excecionalmente delicado, a santola é vendida pelos empresas transformadoras irlandesas nas formas fresca e congelada. Trata-se do maior caranguejo encontrado em águas irlandesas, pode ter uma extensão de perna de 50 cm ou mais e é pescado desde meados da primavera até ao fim do verão por pequenos barcos de pesca em águas costeiras, com nassas tradicionais. A gestão continuada do stock é gerida pelos Regulamentos irlandeses sobre (Conservação de Stocks de) Santola de 2006, o que significa que são apenas desembarcadas santolas criadas, com tamanhos mínimos de referência de conservação apropriados, aplicáveis a caranguejos macho e fêmea.

 

 

Navalheira

Velvet Crab

A navalheira é facilmente reconhecida pelo seu tom vermelho brilhante quando é cozinhada. É popular devido ao seu sabor delicioso e à facilidade de preparação. É vendida por fornecedores irlandeses nas formas pasteurizada, crua e congelada, capturada ao longo de todo o ano no litoral rochoso da Irlanda por pescadores costeiros com pequenos barcos de pesca de dia. A captura cumpre os Regulamentos irlandeses sobre (Conservação de Stocks de) Navalheira de 2017, com tamanhos mínimos de referência de conservação que ajudam a garantir a gestão continuada do stock.

 

Lagosta

Lobster

Sendo o centro de muitas travessas de marisco e o ingrediente de luxo de muitos pratos quentes, sopas de marisco, massas e saladas, a lagosta irlandesa é vendida em forma viva ou cozinhada e é apreciada pela abundância de carne nas suas pinças, articulações e cauda.  A conservação é a chave para um fornecimento continuado do produto com a mais elevada qualidade. O programa nacional irlandês “V-notching”, em que é feito um pequeno corte em forma de “V” nas caudas da lagosta fêmea para as marcar e proteger contra pesca ou venda, salvaguarda futuros stocks com sucesso.

 

 

 

Cavala

Mackerel

A sempre popular cavala é uma espécie sujeita a quota na Irlanda. As cavalas nadam em cardumes enormes e deslocam-se para as águas costeiras ou os bancos pouco profundos perto da costa Irlandesa durante os meses de verão, quando a temperatura do mar começa a aumentar, altura esta em que a pesca de anzol desta espécie é popular. A cavala fresca é altamente apreciada como um peixe delicioso para saborear à mesa sendo reconhecida pela qualidade da sua carne, pelo seu sabor e pelos seus benefícios devidamente comprovados para a saúde.

 

Lingueirão

Razor Clams

O lingueirão é um ingrediente suave e saboroso que combina com qualquer receita de marisco sendo ainda uma fonte magra de proteína. Este é também rico em ácidos gordos de ómega 3. O lingueirão irlandês é pescado com pequenos barcos de dia e lavado, escolhido à mão, assim como embalado de acordo com as exigências do mercado. É comercializado nas formas vivo, congelado e embalado a vácuo estando todas exatamente de acordo com os requisitos de clientes internacionais. Os Regulamentos irlandeses sobre (Conservação de Stocks de) Lingueirão (no Mar da Irlanda do Norte) de 2018 controlam com rigor a sua pesca.

 

 

Camarão

Shrimp

O camarão selvagem irlandês é conhecido pelo seu sabor excecional e textura da carne sendo vendido nas formas vivo, crú e cozinhado. Mais pequeno do que gambas, o camarão é uma iguaria que representa, ao mesmo tempo, uma fonte rica em proteína. O litoral irlandês recortado e as correntes de água quente do Golfo tornam o país uma fonte particularmente rica de abastecimento. O camarão é capturado em águas costeiras por pescadores que utilizam nassas em pequenos barcos de pesca de dia respeitando a época de pesca conforme estipulada nos atuais Regulamentos irlandeses sobre Conservação de Stocks.

 

Búzio

Whelks

Os métodos tradicionais de baixo impacto são a chave para a captura do búzio irlandês. Pescado ao longo de todo o ano, tem um sabor doce e ainda assim picante representando um ingrediente muito valorizado em diversos pratos de marisco. Os fornecedores irlandeses oferecem aos seus clientes internacionais sempre o produto mais fresco e exportam aprox. 2000 toneladas por ano. Os pescadores irlandeses de búzio cumprem os métodos de pesca responsável estipulados nos Regulamentos irlandeses sobre (Conservação de Stocks de) Búzio de 2006.

 

 

Por favor, clique aqui para conhecer fornecedores relevantes de peixe e marisco.